WHOIS Mi LACNIC
Su dirección IP es / Your IP address is: 

COMTECO, LACNIC e ICANN trabalham juntas para melhorar a infraestrutura da Internet na América Latina

COMTECO, LACNIC e ICANN trabalham juntas para melhorar a infraestrutura da Internet na América Latina.

A primeira instância da L-raiz do DNS na Bolívia vai fornecer aos usuários da Internet regionais uma maior confiabilidade na Internet.

A primeira instância da L-Raiz na Bolívia foi corretamente instalada em Cochabamba, fato que vai melhorar o nível de estabilidade, segurança e resiliência da Internet para os usuários da Internet em toda a América Latina.

"Estamos muito felizes por anunciar a implementação desta nova instância de L-Raiz em Cochabamba", disse Rodrigo de la Parra, vice-presidente para a América Latina e o Caribe na ICANN. "Esta nova instância de L-Raiz vai reduzir o tempo de resposta das consultas sobre o DNS na Bolívia e, ao mesmo tempo, vai oferecer maiores resiliência, estabilidade e segurança, todos estes fatores de fortalecimento do Sistema de Nomes de Domínio (DNS) globais."

O lançamento da instância de L-Raiz é uma iniciativa conjunta entre a Corporação para Atribuição de Nomes e Números da Internet (ICANN), o Registro de Endereços da Internet na América Latina e o Caribe (LACNIC), e a Cooperativa de Telecomunicações de Cochabamba (COMTECO), provedora de serviços da Internet (ISP) na Bolívia.

"É preciso destacar que a COMTECO é o ISP com mais tráfego no IPv6 na Bolívia realmente positivo', disse Carlos Martinez, Diretor de Tecnologia da LACNIC. "Esta instância de L-Raiz, que tem estado em funcionamento desde 9 de setembro, ajudará a mitigar algumas interrupções do funcionamento das redes e a melhorar os tempos de resposta da comunidade da Internet na Bolívia e na região América Latina e Caribe, em rápido crescimento".

Esta iniciativa contribui para demonstrar a cooperação e o compromisso contínuos com o desenvolvimento da Internet na região entre a ICANN e LACNIC.

Há 13 servidores do DNS "raiz", identificados com as letras do alfabeto, do A ao M, sendo o "L" de raiz o servidor operado pela ICANN. Os computadores costumam comunicar-se entre si usando endereços com números, enquanto para os humanos é mais fácil usar e decorar nomes (por exemplo, os usuários costumam lembrar o nome de domínio "ICANN.ORG" mais facilmente do que o endereço IP 2620:0:2d0:20::7). O DNS traduz nomes para endereços e os servidores raiz, como o servidor instalado em Cochabamba, fornecem os pointers aos servidores para os domínios de topo (a última parte dos nomes de domínio, como "ORG" em "ICANN.ORG"). O ato de espalhar o acesso a estas informações de raiz em nível geográfico dobrando a quantidade de servidores raiz em vários locais gera um sistema flexível e disperso que reduz o risco para os usuários finais que não podem buscar nomes por causa de um problema ou ataque e diminui o tempo necessário para conectar-se a sites na Internet.

Para mais informação sobre a L-Raiz, visite www.dns.icann.org/

Contatos com a mídia

Alexandra Dans
Gerente de Comunicações da ICANN para a América Latina e o Caribe, Montevidéu, Uruguai
Telefone: +598 95 831 442
E-mailalexandra.dans@icann.org

Carolina Badano
Editora de conteúdos na web e de redes sociais
LACNIC
Montevidéu, Uruguai
Telefone: + 598 99 178 735
Email: cbadano@lacnic.net

Sobre a ICANN

A missão da ICANN é contribuir para garantir uma Internet mundial estável, segura e unificada. Para contatar outra pessoa através da Internet você deve digitar um endereço no seu computador ou outro dispositivo ? um nome ou um número. Esse endereço deve ser único para que os computadores saibam onde encontrar-se entre si.  A ICANN ajuda a coordenar e apoiar estes identificadores únicos em todo o mundo. A ICANN foi formada em 1998 como corporação pública e beneficente sem fins lucrativos e é uma comunidade com participantes do mundo inteiro.  Para mais informações, visite: www.icann.org.

Sobre LACNIC

LACNIC, o Registro de Endereços de Internet da região América Latina e Caribe, é uma organização não governamental e internacional estabelecida no Uruguai em 2002. LACNIC é responsável por alocar e administrar recursos numéricos da Internet (IPv4, IPv6), Números de Sistemas Autônomos, Resolução Reversa e outros recursos para a região América Latina e Caribe. É um dos cinco Registros de Internet Regionais (RIRs) existentes no mundo.

LACNIC contribui para o desenvolvimento da Internet na região através de uma política de cooperação ativa, promovendo e defendendo os interesses da comunidade regional e ajudando a criar condições que ajudarão a Internet a tornar-se um instrumento eficaz para a inclusão social e o desenvolvimento econômico, em benefício de todos os países e cidadãos da região América Latina e Caribe.

LACNIC é administrada por um Conselho de sete diretores eleitos pelos membros de LACNIC, mais de 4.500 operadores de redes que fornecem serviços em 33 territórios da América Latina e o Caribe. Para mais informações, visite: www.lacnic.net.

Top CHK_LACNIC