WHOIS Mi LACNIC
Su dirección IP es / Your IP address is: 

FRIDA entregou prêmios aos vencedores no IGF

FRIDA entregou prêmios aos vencedores no IGF

O Fundo Regional para a Inovação Digital na América Latina e o Caribe (FRIDA) de LACNIC entregou nesta terça-feira as distinções para os dois vencedores dos prêmios FRIDA 2016: o projeto AgriNeTT da Universidade de West Indies (Trinidad e Tobago) e a plataforma Mexicoleaks do México.

A premiação destas duas iniciativas inovadoras da região foi realizada em uma cerimônia especial durante o Fórum de Governança (IGF), desenvolvido em Guadalajara, México.

Os prêmios foram entregues conjuntamente com os sócios do programa Seed Alliance, uma aliança de colaboração estabelecida entre LACNIC, APNIC e AFRINIC, para suas iniciativas FRIDA, ISIF Ásia e FIRE. Seed Alliance promove e financia iniciativas que contribuem com o desenvolvimento local e global da Internet nas regiões da América Latina, Ásia e África.

Da premiação participaram Oscar Robles, CEO de LACNIC; Carolina Caeiro, responsável de FRIDA; Laurent Elder, líder do Programa de Informação e Redes de IDRC; Raúl Echeberría, vice-presidente da Global Engagement de ISOC, e Sebastián Bellagamba, diretor regional para a América Latina da ISOC.

Durante a premiação Oscar Robles salientou que um dos objetivos do programa FRIDA é "procurar projetos que tenham um impacto real na sociedade". Caeiro, responsável do programa, sublinhou que "é uma honra e uma alegria para FRIDA celebrar a sua décimo segunda entrega de prêmios e distinguir a AgriNett e Méxicoleaks, dois projetos líderes na região que demonstraram, respectivamente, como a Internet pode ser uma ferramenta para o fortalecimento econômico de comunidades rurais e para impulsionar meios independentes para promover a transparência na região".

Caeiro salientou a realização da cerimônia com os sócios de LACNIC da aliança Seed Alliance. "Ela nos inspira a entregar essas distinções com os nossos programas pares na África e Ásia e aprender sobre outras iniciativas inovadoras nos países do Sul", afirmou a responsável de FRIDA.

Os premiados

AgriNeTT é um projeto da Universidade de West Indies de Trinidad e Tobago que incorpora as TIC no setor agrícola desse país caribenho, promovendo o uso de ferramentas digitais na comunidade de produtores e instituições agrícolas para ajudá-las a liderar o crescimento econômico do setor e aumentar sua competitividade.

Do outro lado, Mexicoleaks é uma plataforma independente de denúncia cidadã e transparência, ao serviço da sociedade mexicana para revelar informações de interesse público.

Acerca de FRIDA

O Fundo Regional para a Inovação Digital na América Latina e o Caribe (FRIDA) é uma iniciativa de LACNIC que conta com o apoio do Centro de Pesquisa do Desenvolvimento Internacional da Cooperação Canadense (IDRC) e da Internet Society. Neste ano concedeu fundos de 235 mil dólares para iniciativas inovadoras e projetos de destaque em TIC na América Latina e o Caribe.

Top CHK_LACNIC