Acerca do LACNIC

O LACNIC gerencia os números IP (IPv4, IPv6) e ASN através do processo de desenvolvimento de políticas definido pela comunidade da Internet.

O Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe é uma organização não governamental internacional estabelecida no Uruguai em 2002. Ela é responsável pela alocação e administração dos recursos de numeração da Internet (IPv4, IPv6), Números Autônomos e Resolução Inversa para a região. 

LACNIC contribui para o desenvolvimento da Internet na região mediante uma política ativa de cooperação, promove e defende os interesses da comunidade regional e colabora na geração das condições necessárias para que a Internet seja um instrumento efetivo de inclusão social e de desenvolvimento econômico na América Latina e Caribe.

É administrado e comandado por uma Diretoria de sete membros eleitos por seus associados, um conjunto de mais de 10000 organizações que operam as redes e prestam serviços em 33 territórios da América Latina e do Caribe.

Saiba mais da história do LACNIC clicando aqui

Visão

Liderar o fortalecimento de uma Internet aberta, estável e segura, que esteja a serviço do desenvolvimento da América Latina e do Caribe, impulsionando o modelo colaborativo de Internet.

Missão

Gerir os recursos de numeração da Internet da América Latina e Caribe através do desenvolvimento de políticas participativas, baseadas em uma cultura de excelência, transparência e aprimoramento contínuo, agregando valor a nossa comunidade mediante:

  1. a construção de capacidades na comunidade regional através da formação, cooperação e colaboração com outras organizações;
  2. a participação em fóruns da indústria e de governança da Internet, contribuindo para uma perspectiva regional;
  3. o fortalecimento do modelo de múltiplas partes interessadas (Multi Stakeholder), participativo e "bottom-up" da Governança da Internet;
  4. a promoção do uso e desenvolvimento de padrões da Internet, envolvendo a comunidade regional no processo.
CHK_LACNIC