Recursos legados

São considerados recursos legados aqueles que foram alocados antes dos RIRs (Registros Regionais da Internet) surgirem.  Todo recurso da Internet (bloco IP, ASN) com data de alocação anterior a 28 de dezembro de 1997 é considerado legado.  Com o surgimento dos RIRs, os recursos da Internet começaram a ser alocados por essas organizações.

A distinção é importante porque após a sua criação, cada RIR começou a desenvolver e a usar as suas próprias políticas de alocação dos recursos da Internet.

Os recursos alocados depois da data mencionada são regidos pelas políticas existentes, propostas e aprovadas pela comunidade em cada região. Esses recursos estão sujeitos a quotas quer seja pela alocação, renovação ou manutenção.

Referente ao LACNIC, as organizações que recebam blocos IPv4 (ISP ou usuários finais) começarão a fazer parte da associação, ganhando o direito de participar nos eventos e nas capacitações organizados pelo LACNIC, votar nas diferentes instâncias eleitorais e formar parte da assembleia de associados com voz e voto.

As organizações que tenham recebido recursos legados também podem se tornar membros do LACNIC, para isso terão de preencher um formulário de associados e pagar a taxa correspondente.  Por mais detalhes acesse o link a seguir.

A transferência de recursos legados de uma organização é possível desde que a mesma resulte de uma transação legal que possa ser verificada a partir da documentação apropriada. Por mais detalhes acesse o link a seguir.

Os recursos legados transferidos deixarão de ser considerados como tais e a organização que receber a custódia sobre eles terá direito a formar parte da associação, sempre que os referidos recursos forem blocos IP, e estarão sujeitos a quota de renovação.

As organizações com a custódia de blocos IP legados não poderão solicitar blocos IPv4 adicionais devido a que estamos na fase 3 do período de esgotamento. Entretanto, podem solicitar blocos IPv6 ou ASN.

Uma vez aprovada a alocação do bloco adicional (somente IPv6 ou IPv4 devido à transferência) e/ou ASN, os blocos anteriores já não serão mais considerados legados. Nesse caso, a organização terá direito a ser associada ao LACNIC e estará sujeita às prestações em vigor de renovação para os blocos IP. A categoria da organização será calculada, considerando tanto o bloco adicional aprovado recentemente quanto os blocos anteriores.

SYSTEM CERTIFICATION ISO 9001 LSQA

CHK_LACNIC