SARA - Sistema de Administração de Recursos Automatizado

Introdução

Com o intuito de atender à demanda de alguns provedores de Internet na região, o LACNIC põe à disposição o Sistema de Administração de Recursos Automatizado (SARA). SARA é uma interface de manuntenção dos recursos alocados a terceiros (sub-alocações a clientes) que mantém atualizados os registros dos recursos de forma automatizada. O protocolo escolhido para essa tarefa é o EPP Extensible Provisioning Protocol.

EPP é um protocolo padrão aprovado pelo IETF para o provisionamento e gerenciamento de objetos armazenados em um repositório central. É um protocolo cliente-servidor que troca comandos e mensagens XML iniciadas pelo cliente através de TCP + TLS como protocolo de transporte.

Embora o protocolo EPP tenha sido desenvolvido, inicialmente, para registros de nomes de domínio, é suficientemente flexível para permitir o provisionamento e a administração de outros objetos como, o IPv4, o IPv6 e o ASN. O LACNIC desenvolveu algumas extensões para o EPP a fim de permitir a manutenção e a gestão desses recursos. Para obter mais informação consulte a seção Referência Técnica na parte inferior desta página.

Vale mencionar que o uso do protocolo EPP é opcional, os associados do LACNIC ainda podem utilizar o sistema de registro via web.
Se a sua organização possuir recursos alocados diretamente pelo LACNIC e estiver interessada em testar o sistema, consulte a seção "Testando o sistema".
Por consultas ou dúvidas envie um e-mail para hostmaster@lacnic.net.

Testando o sistema SARA

Para utilizar o sistema SARA siga os seguintes passos:

  1. Cadastre-se para obter um ID de usuário: Serviços de Registro - Autenticação.
  2. Baixe e preencha o formulário de pedido e encaminhe-o via e-mail para hostmaster@lacnic.net

Após recebermos a sua solicitação, entraremos em contato para notificar a autorização de acesso.
Antes de usar o serviço SARA, os associados devem alterar seus sistemas ou criar módulos compatíveis com a interface EPP que permitam, pelo menos, utilizar os seguintes comandos:
create, info, update para a administração de usuários ou pontos de contatos (contact mapping)

  1. create, info, update para a administração de organizações (grorg mapping)
  2. create, info, update, delete para a administração dos blocos IPs (ipnetwork mapping)
  3. info, update para a administração de ASNs (asn mapping)

A descrição completa de cada um destes comandos pode ser encontrada nos RFCs e extensões DRAFT listados na seção "Referências técnicas"

Há uma biblioteca EPP escrita em C++ feita pelo NIC.BR que pode ser usada no sistema de associados do LACNIC, e serve inclusive como referência de implementação para outras linguagens de programação, tendo também a finalidade de analisar o processo do código (debuggin). Esta biblioteca pode ser encontrada em https://registro.br/tecnologia/provedores-de-hospedagem/epp/libepp-nicbr/, depois de baixá-la você pode verificar as instruções de instalação no arquivo INSTALL, inclui também um cliente para teste chamado SHEPP. Exemplos e instruções de como usar o shepp podem ser encontrados no seguinte link.

Referências técnicas (somente em inglês)

EPP RFCs
RFC 5730 Extensible Provisioning Protocol (EPP)
RFC 5733 Extensible Provisioning Protocol (EPP) Contact Mapping
RFC 5734 Extensible Provisioning Protocol (EPP) Transport over TCP
EPP Extensions
draft-neves-epp-brorg BR Organization Mapping for the Extensible Provisioning Protocol (EPP)
draft-neves-epp-ipnetwork IP Network Mapping for the Extensible Provisioning Protocol
draft-neves-epp-asn Autonomous System Number Mapping for the Extensible Provisioning Protocol (EPP)

SYSTEM CERTIFICATION ISO 9001 LSQA

CHK_LACNIC