WHOIS do LACNIC

O serviço WHOIS é um sistema distribuído para consultas de informação sobre recursos da Internet que permite obter informações sobre o proprietário de um nome de domínio ou de um endereço IP na Internet.

O serviço WHOIS fornecido pelo LACNIC permite realizar consultas de informação sobre os Números de Sistemas Autônomos (ASN) e os blocos de endereços IP alocados pelo LACNIC. Adicionalmente, permite obter informações associadas a esses recursos da Internet, como os dados das organizações e de seus pontos de contato.

Introdução

O sistema WHOIS foi originalmente descrito pela RFC 812, mais tarde substituída pela RFC 3912 "WHOIS Protocol Specification". Conforme foi descrito nesses documentos, o sistema WHOIS foi definido como uma ferramenta para a consulta dos pontos de contato das organizações conectadas naquela época à ARPANET. O sistema não inclui a especificação do formato a ser utilizado nas respostas a essas consultas. Por esse motivo, os diferentes sistemas WHOIS apresentam a informação em diferentes formatos.

Como realizar a consulta?

O servidor pode ser consultado através de duas vias diferentes: De um computador que possua o software cliente WHOIS, mediante linha de comando, devendo utilizar para isso a forma:

  1. whois -h
  2. Através do site do LACNIC em: http://whois.lacnic.net

As informações proporcionadas pelo WHOIS do LACNIC estão organizadas em um conjunto de atributos e valores separados por ":"

Ao realizar uma consulta de recursos, seja ASN ou bloco IP, são obtidos na resposta o seguinte conjunto de atributos:

  1. "owner:" Nome da organização cujo o recurso lhe foi alocado;
  2. "ownerid:" Código da organização no banco de dados do LACNIC;
  3. "reponsável:" Nome da pessoa de contato ou grupo responsável na organização;
  4. "address:" Endereço postal da organização;
  5. "country:" Código do país da organização;
  6. "phone:" Telefone da organização;
  7. "owner-c:" Código do ponto de contato da organização;
  8. "tech-c:" Código do ponto de contato técnico para o bloco IP;
  9. "routing-c:" Código do ponto de contato técnico para o ASN;
  10. "abuse-c:" Código do ponto de contato para questões de abuso;
  11. "created:" Data de alocação do recurso da Internet;
  12. "changed:" Data da última modificação realizada na informação do recurso Internet.

Posteriormente, é apresentada a informação do ponto de contato associado a esse recurso da Internet. Os atributos apresentados são os seguintes:

  1. "nic-hdl:" Código do ponto de contato;
  2. "person:" Nome da pessoa ou grupo que representa esse ponto de contato;
  3. "e-mail:" Correio eletrônico para esse ponto de contato;
  4. "address:" Endereço postal do ponto de contato;
  5. "country:" Código do país do ponto de contato;
  6. "phone:" Telefone do ponto de contato;
  7. "created:" Data de criação dessa informação no banco de dados;
  8. "changed:" Data da última modificação realizada na informação desse ponto de contato.

Quando a consulta for sobre um bloco IP, além da referida informação, é possível que haja também informação sobre a delegação DNS, cujos atributos são os seguintes:

  1. "inetrev:" Indica o bloco total ou parcial que foi delegado;
  2. "nserver:" Nome do servidor DNS;
  3. "nsstat:" Estado desse servidor DNS;
  4. "nslastaa:" Última data em que foi verificado um estado "ok" para esse servidor.

Mesmo em caso de consultas sobre blocos IP que tenham sido subalocados a outras organizações, será mostrada a informação que indicar o bloco "pai" dessa subalocação isto é, o bloco original do qual foi realizada essa subalocação. Nesse caso, o atributo é o "inetnum-up".

Além das consultas por ASN ou bloco IP no sistema WHOIS do LACNIC, é possível fazer consultas através do código do ponto de contato. Nesse caso a informação obtida será: nome, endereço postal, e-mail e telefone, somente para esse contato.

Por último, o sistema WHOIS do LACNIC também oferece a possibilidade de fazer consultas mediante código de organização. A resposta para esse tipo de consulta inclui, além da informação da organização já mencionada, uma relação de todos os recursos da Internet alocados a essa organização. Os atributos nessa consulta são os seguintes:

  1. "aut-num:" ASN alocado à organização
  2. "inetnum" Bloco IP versão 4 ou versão 6 alocado à organização.

Joint Whois

O Joint Whois é um projeto desenvolvido pelos cinco (5) Registros Regionais da Internet (RIR) sob a coordenação da NRO (Number Resource Organization) com o objetivo de oferecer um único ponto para realizar consultas sobre recursos da Internet independente do RIR ao qual pertença esse recurso.
Atualmente, cada Registro Regional possui seu próprio serviço de consultas WHOIS, que permite obter informação acerca dos recursos da Internet alocados por cada um deles às organizações localizadas em suas respectivas regiões de serviço.

O empecilho deste serviço para o usuário é que antes de realizar uma consulta sobre um recurso, deve identificar qual é o RIR responsável por esse recurso.

Para facilitar o procedimento, os registros regionais, coordenados pela NRO, desenvolveram o serviço WHOIS conjunto. Este serviço funciona como único ponto de consulta para qualquer recurso da Internet, independente do RIR ao qual pertença.

O sistema é essencialmente um "proxy" que direciona as consultas recebidas para o servidor WHOIS do RIR correspondente ao recurso consultado. Quando o servidor de um RIR recebe uma consulta, identifica o RIR responsável desse recurso e imediatamente encaminha a consulta para o WHOIS desse RIR. A resposta recebida é reenviada ao usuário.

Atualmente o servidor whois.lacnic.net funciona dessa forma, ou seja, como um proxy Joint Whois.

SYSTEM CERTIFICATION ISO 9001 LSQA

CHK_LACNIC