Prêmio Trajetória

O Prêmio Trajetória tem como objetivo distinguir líderes da comunidade do LACNIC, que possuam uma vasta trajetória na promoção do desenvolvimento e implementação da Internet na América Latina e o Caribe.

O Prêmio Trajetória é concedido a referentes que, além de trabalharem nos seus contextos locais, contribuíram com processos regionais para promover a consolidação e implementação da Internet na América Latina e o Caribe.

Alinhados à visão do LACNIC de promover uma Internet Aberta, Estável e Segura para o desenvolvimento da América Latina e o Caribe, o prêmio procura destacar as conquistas dos profissionais que promoveram o modelo colaborativo da Internet, trabalhando em áreas como a governança da Internet, o desenvolvimento de capacidades técnicas, a promoção do uso e desenvolvimento de padrões da

Internet e a promoção da economia digital na região da América Latina e o Caribe.

O Prêmio Trajetória é uma iniciativa do LACNIC para distinguir profissionais do ecossistema da Internet da América Latina e o Caribe e promover valores como o trabalho colaborativo, a inovação e a promoção de uma visão comum para o desenvolvimento da Internet na região. Desde a sua primeira edição em 2009, o prêmio foi concedido a 19 líderes de 11 países da região.

Chamada 2020 Aberta

LACNIC abre a chamada para a nomeação de candidatos para o Prêmio Trajetória edição 2020. As candidaturas serão recebidas até sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020.
A partir de 2020, os candidatos nomeados que atenderem aos requisitos de inscrição serão considerados de maneira permanente em edições futuras do Prêmio Trajetória, sem a necessidade de serem candidatados novamente a cada ano.

A seleção será feita por um júri especialmente formado para a edição de 2020, convocado pela Diretoria do LACNIC e composto por referentes do ecossistema da Internet da região.  Em 2020 o Júri do Prêmio Trajetória vai estar composto por: Carolina Aguerre, Rodrigo de la Parra, Wardner Maia, Bernadette Lewis, Luis Furlán, Edmundo Vitale e Max Larson Henry.

Condições gerais para realizar nomeações

Quem poderá ser nomeado

  1. Profissionais de trajetória que promoveram o desenvolvimento da Internet na LAC. Poderá ser nomeada qualquer pessoa independentemente de sua nacionalidade, que fez contribuições relevantes e demonstráveis para o desenvolvimento da Internet na América Latina e o Caribe. O candidato deverá ter uma trajetória profissional sólida no ecossistema da Internet.  O prêmio não estabelece um mínimo de anos de trabalho; no entanto, como referência, os vencedores têm entre 20 e 30 trabalhos na indústria da Internet no momento de receber o Prêmio Trajetória.
  2. Líderes com impacto regional. Os vencedores haverão contribuído no apenas com o desenvolvimento da Internet dentro de seus contextos locais, mas também com processos regionais para promover a consolidação e implementação da Internet na América Latina e o Caribe.
  3. Setor Profissional. O candidato terá contribuído para o desenvolvimento da Internet na região através de um ou mais dos seguintes setores: empreendimentos privados, trabalho com a sociedade civil, políticas públicas, pesquisas e trabalhos acadêmicos, criação de comunidades, apoio ao desenvolvimento de infraestrutura e desenvolvimentos tecnológicos, entre outros setores relevantes.
  4. Campo de trabalho. Serão particularmente consideradas contribuições nas áreas de governança da Internet, promoção do modelo colaborativo da Internet, desenvolvimento de capacidades técnicas, promoção do uso e desenvolvimento de padrões da Internet e impulso da economia digital na região da América Latina e o Caribe.
  5. Incompatibilidades. Não poderão ser premiados funcionários do LACNIC ou membros ativos da Diretoria do LACNIC ou do Júri do Prêmio Trajetória. Se a pessoa a ser nomeada serviu em alguma dessas funções, para ser considerada deverá levar mais de 12 meses desvinculada no momento da nomeação.

Critérios de seleção

Os critérios de seleção e sua ponderação, serão os seguintes:
Contribuições para o Desenvolvimento da Internet na LAC (30%). Impacto direto do candidato na promoção do desenvolvimento da Internet na América Latina e o Caribe.
Liderança em Processos Regionais (20%). Participação e liderança do candidato em processos regionais que tenham promovido o crescimento e consolidação da Internet.
Criação de Comunidade (20%). Liderança do candidato promovendo e impulsionando a criação de comunidades de trabalho entre colegas e profissionais do ecossistema da Internet.
Impacto sobre Usuários (15%). Escopo do trabalho do candidato em termos dos benefícios gerados em comunidades de usuários da Internet e na sociedade em geral.
Anos de experiência (10%). Trajetória profissional no ecossistema da Internet da pessoa nomeada em termos de anos de experiência.
Representatividade Feminina (2.5%). Se a pessoa nomeada é mulher.
Representatividade Geográfica (2.5%).  Se a pessoa nomeada vier de um país que enfrentou maiores desafios na sua adoção da Internet.

Como apresentar uma nomeação

  1. Sistema de Nomeações. O Prêmio Trajetória é disputado através de nomeações. Membros da comunidade regional da Internet poderão nomear candidatos que atendam às características listadas na seção anterior. Não são permitidas as autonomeações.
  2. Datas. A chamada é aberta de quarta-feira, 29 de janeiro a sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020 aas 23:59h UTC-3 (horário do Uruguai). Não serão aceitas nomeações após a data de encerramento da chamada.
  3. Formulário de nomeação. Todas as nomeações deverão ser preenchidas usando o formulário on-line disponível em: http://trayectoria.lacnic.net. O formulário de nomeação on-line deverá ser preenchido com os dados pessoais do candidato, os anos de experiência na área da Internet, pessoas de referência, entre outros dados relevantes. O júri poderá solicitar, se considerar necessário, informações adicionais a fim de avaliar adequadamente cada candidatura.
  4. Prêmio. O prêmio consistirá na entrega de um troféu. O vencedor será convidado a participar da cerimônia de premiação a ser realizada no evento LACNIC30 - LACNOG 2018, de 24 a 8 de setembro.

Processo de Seleção

  1. Apresentação de candidaturas. Chamada para o público para a apresentação de candidaturas.
  2. Avaliação de elegibilidade. O júri analisará cada nomeação para determinar a elegibilidade dos candidatos.
    1. Os candidatos que o Júri determinar que são elegíveis serão considerados de forma permanente na edição atual e nas edições futuras do Prêmio Trajetória.
    2. Aqueles que nomearam candidatos que o Júri determinar que não atendem aos requisitos básicos da candidatura, serão informados da negativa, e poderão renomear o candidato em questão após dois anos.
  3. Avaliação de candidatos aceitos. O júri analisará as candidaturas aceitas por meio de um processo exaustivo no qual os critérios de seleção acima serão ponderados.
  4. Anúncio e entrega do Prêmio. LACNIC irá anunciar qual candidato é o vencedor do Prêmio Trajetória no primeiro evento anual da organização.
  5. Frequência. A partir de 2020, o Prêmio Trajetória será entregue a cada dois anos. 

Consultas. Por consultas, comunique-se pelo e-mail: trayectoria@lacnic.net.

LACNIC está certificado por SGS:SGS

Top CHK_LACNIC