Grupo de Trabalho SPRING IETF91

De 9 a 14 de novembro será realizada a reunião número 91 do Internet Engineering Task Force (IETF) na cidade de Hawaii, nos Estados Unidos. Nessa organização é onde são definidos os padrões dos protocolos na Internet, e realizadas as discussões chave sobre a direção que tem essa rede mundial em seus aspectos técnicos.

IETF é uma organização com membresia pessoal, aberta e gratuita; e mesmo que estes encontros presenciais sejam feitos três vezes por ano, a maior parte da participação e discussões é realizada à distância através de listas de correio.  Também durante as reuniões físicas são usados mecanismos de "participação remota" com sinais de áudio das reuniões  e participação através de mensagens instantâneas.

 Para melhorar esses mecanismos remotos durante esta reunião IETF 91, será realizado um experimento piloto de participação utilizando vídeo e áudio bidirecional durante uma das sessões.

LACNIC irá participar proporcionando um ponto de presença ou hub remoto nos seus escritórios em Montevidéu (a Casa da Internet da América Latina e o Caribe, na Rua Rambla Rep. de México 6125, CEP: 11400, Montevidéu), conjuntamente com outros hubs remotos que serão estabelecidos simultaneamente em vários países.

O hub remoto será estabelecido para participar na reunião do grupo de trabalho SPRING, no qual serão discutidas propostas sobre roteamento de pacotes baseado na origem (source-based routing).

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia https://eventos.lacnic.net/ev3/spring-ietf91/registry , e vai acontecer nos escritórios de LACNIC em Montevidéu, na quinta-feira 13 de novembro às 04:15h da tarde, com uma duração prevista de duas horas. Antes de estabelecer a conexão remota, haverá uma pequena introdução ao trabalho do IETF e em particular, ao objetivo da reunião de SPRING, ministrada pelo engenheiro Hernán Contreras da Cisco Systems.

Na conferencia serão tratados os seguintes assuntos:

  • Administrivia   Chairs

 - Note Well  (note bem)

 - Escriba 

 - Fichas Azuis 

 - Revisão dos marcos importantes

  • Experimento com hubs remotos -Álvaro Retana
  • Relatório sobre roteamento por segmentos no IPv6 - Stefano Previdi
  • Requisitos de interoperabilidade entre SPRING e OpenFlow - Bhumip Khasnanish
  • Segmento BGP-prefixo em datacenters de grande escala - Saikat Ray
  • Detecção de encaminhamento bidirecional (BFD) - Greg Mirsky
  • Rótulos de entropia para túneis empilhados roteados desde a fonte -Jeff Tantsura

Para mais informações do Grupo de Trabalho Spring acesse: https://tools.ietf.org/wg/spring/charters

SYSTEM CERTIFICATION ISO 9001 LSQA

CHK_LACNIC