Décimo aniversário do LACNIC
DEZ LÍDERES DA INTERNET DA AMÉRICA LATINA E O CARIBE SÃO PREMIADOS
A organização responsável pela Internet na região homenageou várias personalidades que têm contribuído para o desenvolvimento da Sociedade da Informação
Montevidéu 31 de outubro. Dez personalidades que têm contribuído para o desenvolvimento da Internet na América Latina e o Caribe na última década têm sido homenageadas hoje com o Prêmio Trajetória 2012 outorgado pelo Registro Regional da Internet, o LACNIC.
Os líderes premiados vem de áreas muito diversas e representam todas as regios do continente: Valeria Betancourt (Ecuador), Luis Furlán (Guatemala), Marcos Galperín (Argentina), Demi Getschko (Brasil), Anthony Harris (Argentina), Bernadette Lewis (Trinida e Tobago), Ben Petrazzini (Argentina), Loretta Simon (Granada), José Soriano (Peru) e Edmundo Vitale (Venezuela).
Pela primeira vez na história do prêmio, foram destacados ao mesmo tempo dez líderes da comunidade da Internet da região por suas contribuições significativas e persistentes realizadas em prol do desenvolvimento da Sociedade da Informação na América Latina e o Caribe.
Os vencedores receberam seu Prêmio Trajetória 2012 numa cerimônia comovente realizada durante a reunião LACNIC XVIII que comemora os dez anos da criação do Registro Regional da Internet (RIR) da América Latina e o Caribe.
A Diretoria do LACNIC considerou importante distinguir essas dez pessoas pela dedicação e esforço que realizaram durante todo esse tempo em prol do desenvolvimento da Internet e pelo exemplo que representam para o resto da comunidade.
As personalidades premiadas têm sido distinguidas por suas contribuições em empreendimentos privados, trabalhos com a sociedade civil, impulso de políticas públicas sobre a Internet, pesquisas e trabalhos academicos relacionados à sociedade da Informação, criação de comunidades e desenvolvimento de infraestrutura e avanços tecnológicos.
OS DEZ LIDERES PREMIADOS
- Valeria Betancourt (Equador)
Diretora do Programa de Políticas de Informação e Comunicação da Associação para o Progresso das Comunicações.
- Luis Furlán (Guatemala)
Pioneiro da Internet na Guatemala. Presidente da Diretoria da RedCLARA, Cooperação Latino-americana de Redes Avançadas.
- Marcos Galperín (Argentina)
Fundador e CEO de Mercado Livre.com, um dos empreendimentos privados mais bem-sucedidos da América Latina e o Caribe.
- Demi Getschko (Brasil)
Pioneiro da Internet no Brasil. Diretor de NIC.BR, a organização responsável pela administração dos nomes de domínio do Brasil.
- Anthony Harris (Argentina)
Diretor Executivo da Câmara Argentina da Internet (CABASE) e da Federação Latino-americana e do Caribe para a Internet e o Comércio Eletrônico.
- Bernadette Lewis (Trinidad y Tobago)
Secretária Geral da União de Telecomunicações do Caribe (CTU), organismo de cooperação regional intergovernamental do Caribe.
- Ben Petrazzini (Argentina)
Coordenador do Programa de Crescimento Inclusivo do Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento (IDRC) do Canadá.
- Loretta Simon (Granada)
Diretora das TIC para o Governo de Granada. Desempenha um papel importante em assuntos da Sociedade da Informação, TIC e educação no Caribe.
- José Soriano (Peru)
Pioneiro da Internet no Peru. Impulsor da Rede Científica Peruana, que popularizou o uso da Internet nesse país.
- Edmundo Vitale (Venezuela)
Gerente Geral da Fundação Escola Latino-americana de Redes e coordenador Geral das Oficinas sobre Tecnologias de Redes da Internet para a América Latina e o Caribe.