Geolocalização de IPs

O que é a geolocalização de IP?

A geolocalização baseada em endereços IP é uma técnica usada para estimar a localização geográfica de um dispositivo conectado à Internet, usando seu endereço IP. Este mecanismo depende do endereço IP do dispositivo que aparece em um banco de dados com sua respectiva localização, endereço postal, cidade, país, região ou coordenadas geográficas, que são alguns dos níveis de detalhe que podem ser registrados.

Como obter informações de um IP ou faixa de IP?

Todas as faixas IP alocadas na região da América Latina e do Caribe são registradas no banco de dados do LACNIC e estão disponíveis para serem consultadas através do serviço WHOIS. Por mais informação, clique no link a seguir: https://www.lacnic.net/1002/1/lacnic/whois.

Os dados que surgem do WHOIS correspondem com os dados de endereço indicados no contrato de serviço que cada organização, ao receber recursos, tem com o LACNIC. Pode acontecer que os dados da cidade e do país não coincidam com o local onde os recursos de numeração são realmente utilizados.

O LACNIC gerou o Geofeeds, um serviço de geolocalização de IP, que se alimenta de dados atualizados das diferentes organizações da região.

Além dos dados do WHOIS, há vários provedores comerciais de bancos de dados de geolocalização. O LACNIC não é responsável pelo conteúdo desses bancos de dados.

Por que alguém gostaria de saber a localização de um endereço ou faixa IP?

Muitos sites ou serviços online precisam identificar onde seus visitantes estão localizados, quer seja para mostrar a web na sua língua, pré-carregar dados em um formulário online ou obter melhores resultados de pesquisa.

Alguns sites que distribuem conteúdo multimídia precisam conhecer a localização de seus usuários para implementarem restrições geográficas de acesso, por meio das quais, os referidos usuários, estão obrigados mediante contrato com os proprietários dos direitos de emissão.

Em muitos casos a localização também é importante não apenas para controlar o uso abusivo que alguns usuários de serviços online realizam, como também para reduzir fraudes ou restringir o acesso aos serviços a determinados países ou regiões.

 

SYSTEM CERTIFICATION ISO 9001 LSQA

CHK_LACNIC