Código de Conduta da Comunidade do LACNIC

1. Valores e justificativa

LACNIC coordena múltiplas atividades da comunidade, incluindo eventos, capacitações, oficinas, reuniões sociais e listas de discussão.  Essas atividades são organizadas para promover a troca livre de ideias, incentivar a colaboração e compartilhar conhecimento entre os membros da comunidade técnica regional.
 
LACNIC comemora a diversidade de sua comunidade.
Para a organização é de fundamental importância que esses espaços de participação presencial e virtual sejam inclusivos, seguros e livres de discriminação e/ou violência de qualquer natureza.

2. Âmbito de aplicação

Este documento estabelece padrões de comportamento para todas as pessoas envolvidas nos espaços de participação presencial ou virtual do LACNIC.  Estas regras são aplicadas a todos os participantes, incluindo, entre outros, membros da comunidade, equipe do LACNIC, membros de comitês, comissões, diretoria e moderadores dos fóruns. Sem prejuízo de todos os regulamentos específicos adicionais, complementares ou complementares ao presente documento.  

3. Conduta esperada

As pessoas envolvidas nos espaços de participação do LACNIC comprometem-se a:

  1. Respeitar com igualdade e tratar com cortesia a todos os membros da comunidade do LACNIC, comportando-se de maneira profissional e evitando situações de discriminação e/ou assédio.
  2. Contribuir para o debate com comentários razoáveis e bem informados, em particular ao participar dos processos de desenvolvimento de políticas e tomada de decisões.
  3. Ouvir com respeito a opinião dos outros atores.
  4. Trabalhar para criar consenso com outros participantes, bem como procurar soluções para os problemas, especialmente em instâncias de debate, desenvolvimento de políticas e tomada de decisões.
  5. Agir de forma justa e de boa fé nas interações com outros participantes/associados da comunidade.
  6. Agir de acordo com os melhores interesses da comunidade do LACNIC.

4. Condutas inaceitáveis

LACNIC está comprometido em promover ambientes produtivos, inclusivos e seguros. Por esse motivo, não serão aceitos os seguintes comportamentos:

Comportamento inadequado. O LACNIC não aceitará comportamentos antissociais, como perturbar/agredir terceiros, interromper atividades nos eventos, usar indevidamente espaços públicos e propriedade privada (como danos às instalações), roubo ou outros comportamentos ilegais.

Assédio. O LACNIC não aceitará qualquer forma de assédio. A organização promove ambientes livres de manifestações de violência, assédio físico, sexual, psicológico, moral ou outro, bem como abuso de autoridade ou outra conduta que gere um ambiente intimidante ou ofensivo.

Discriminação. O LACNIC não tolerará qualquer tipo de tratamento discriminatório, incluindo, mas não se limitando, à discriminação por gênero, origem étnica, nacionalidade, origem social, idade, estado civil, orientação sexual, ideologia, opiniões políticas, religião, condição mental ou física, entre outros.

5. Consequências e processo para denunciar a violação do Código de Conduta.

Os comportamentos inaceitáveis listados acima não serão aceitos por nenhum membro da comunidade, independentemente de seu nível hierárquico ou posição de autoridade. Àquelas pessoas às quais lhe for pedido que parem de se comportar de forma inapropriada, deverão obedecer imediatamente.

Se algum membro da comunidade se comportar de forma inadequada, o Comitê de Ética do LACNIC adotará as medidas que julgar oportunas, podendo até aplicar a expulsão temporária ou permanente do espaço físico ou virtual do qual estiver participando. Em todos os casos de comportamento inadequado, a pessoa envolvida poderá exercer seu direito à defesa, sem prejuízo de que o Comitê de Ética do LACNIC possa adotar as medidas preventivas necessárias, a fim de impedir o agravamento desse comportamento.

Se achar que houve uma violação do Código de Conduta da Comunidade do LACNIC, ou se tiver dúvidas sobre uma situação específica, por favor, entre em contato com o seguinte e-mail: comite-etica [at] lacnic [.] net. As queixas recebidas serão tratadas com absoluto sigilo e analisadas pelo Comitê de Ética do LACNIC. (https://www.lacnic.net/2360/3/lacnic/). Caso haja conflito de interesses, serão executados os processos existentes que regulam as incompatibilidades.

Apenas resoluções permanentes (como expulsões) poderão ser revistas. Se quiser pedir revisão de uma decisão, entre em contato com o Comitê de Ética.

SYSTEM CERTIFICATION ISO 9001 LSQA

CHK_LACNIC