Lista de espera para receber endereços IPv4

A lista de espera foi criada em 19 de agosto de 2020 quando foi designado o último bloco disponível de endereços IPv4, visando gerar uma ordem entre as organizações que solicitam endereços IPv4.

De acordo com o comportamento que teve a recuperação de recursos, estima-se que o último pedido da lista de espera IPv4 receberá recursos no segundo semestre de 2027 e só poderá receber no máximo 1.048 endereços IPv4.*

*É importante esclarecer que a data não é exata e pode variar, por se tratar de uma estimativa baseada nas informações históricas. Não é possível saber exatamente quantos blocos IPv4 serão recuperados nos próximos meses.

O aumento do tempo de espera se deve ao fato de que há cada vez mais solicitações do que podem ser atendidas com o espaço recuperado ou devolvido ao LACNIC.

As organizações que hoje estão recebendo endereços do espaço recuperado tiveram que esperar em média 580 dias.

Requisitos

Para entrar na lista de espera do IPv4, é necessário ser associado do LACNIC e ter endereços IPv6 designados. Ao se aproximar a data de liberação dos blocos em quarentena, serão analisados os primeiros pedidos da lista de espera e, caso sejam aprovados, o LACNIC irá designar-lhes um bloco de endereços IPv4.

É importante esclarecer que os blocos IPv4 designados nesta fase permaneceu em quarentena por pelo menos 6 meses. Embora seja pouco provável, não podemos garantir que um bloco deste pool não esteja anunciado em listas negras ou filtros, e será de responsabilidade do destinatário do bloco liberado gerenciar sua remoção.

Gestão de solicitações

As solicitações serão processadas por ordem de chegada, através de um sistema de bilhetes. É importante levar em conta que a posição na lista de espera pode mudar. Quer dizer, quando um pedido for aprovado entrará na lista de espera em uma posição determinada. No entanto, se outro pedido for aprovado, cujo tíquete tinha sido enviado previamente, sua posição na lista irá mudar.

A posição na lista de espera IPv4 é intransferível e corresponde apenas à organização por conta da qual foi o pedido (perdendo-se em caso de compra, vendas e fusões).

Tanto o NIR do México (NIC.MX) quanto o do Brasil (NIC.br), administram seus bilhetes independentemente do LACNIC. 

Critérios de avaliação
  • As solicitações serão processadas em observância ao capítulo 11.1 do manual de políticas.
  • As avaliações deverão cumprir os quesitos de solicitação inicial estabelecidos no capítulo 2 do manual de políticas.
  • Existem apenas solicitações iniciais.
Alocações

As alocações serão realizadas diretamente pelo hostmaster de cada organização.

RELAÇÃO DE SOLICITAÇÕES APROVADAS

Lista de espera

CHK_LACNIC