6. POLÍTICA DE LAME DELEGATION
Anotações importantes:
A versão oficial do Manual de Políticas é o documento PDF hospedado nesta página. A versão web é uma ferramenta para facilitar a consulta das seções do Manual de forma mais dinâmica.
Em caso de conflito entre a versão web e a versão em PDF do Manual, prevalecerá o Manual em PDF.
O presente documento e / ou informação foi redigido em idioma espanhol, em virtude de essa língua ser a língua oficial no Uruguai, país onde LACNIC está estabelecido e cujas regulamentações deve cumprir. Da mesma forma, os documentos e/ou informações não oficiais também são redigidos em espanhol, em virtude de essa língua ser a mais usada entre a maioria dos assessores e funcionários de LACNIC para trabalhar e se comunicar. Não obstante isso, fazemos nossos melhores esforços para que a tradução dos mesmos seja confiável e constitua um guia para nossos associados não falantes de espanhol, no entanto, pode que existam discrepâncias entre a tradução e o documento e/ou informações originais escritos em espanhol. Em qualquer caso, sempre prevalecerá o texto original redigido em espanhol.
Considera-se que existe um problema de Lame Delegation em um servidor DNS, quando este servidor aparece registrado nas zonas para resolução inversa dos blocos de endereçamento IP e no momento de solicitar alguma resolução este não responde autoritativamente.
A resposta não autoritativa de um servidor DNS é interpretada como um erro na configuração do servidor e dentro dos padrões de LACNIC este servidor DNS será considerado com problemas de Lame Delegation.
O processo de correção das delegações lame dentro do espaço de endereçamento IP administrado por LACNIC seguirá as seguintes fases:
1.- Detecção de lame delegation.
2.- Monitoramento dos servidores DNS com problemas de Lame Delegation.
3.- Notificação aos responsáveis.
4.- Desativação de servidores DNS.
5.- Ativação de novos servidores DNS.
6.1. Detecção de Lame Delegation
LACNIC realizará periodicamente revisões nas zonas in-addr.arpa e ip6.arpa onde existam servidores DNS delegados para a resolução inversa na região de cobertura LACNIC. Somente servidores delegados diretamente por LACNIC serão considerados no processos de monitoramento e desativação de servidores DNS.
Considerar-se-á que um servidor DNS registrado no sistema de LACNIC conta com problemas de Lame Delegation se a uma consulta do registro SOA do servidor DNS não se obtém uma resposta autoritativa deste registro.
A verificação será realizada por cada zona in-addr.arpa e ip6.arpa delegada a cada servidor DNS.
Não obtendo uma resposta autoritativa o servidor DNS será catalogado com problemas de Lame Delegation para a zona in-addr.arpa e ip6 que foi verificada, e então entrará em um processo de monitoramento.
6.2. Monitoramento dos servidores de DNS con problemas de Lame Delegation
Antes de estabelecer que um servidor DNS possui problemas de Lame Delegation permanente para uma zona in-addr.arpa ou ip6.arpa, LACNIC verificará por um período de 7 dias o servidor DNS. Se o problema persistir após este período, LACNIC realizará os esforços para notificar os contatos responsáveis pelo bloco de endereçamentos IP.
Se um servidor DNS que foi detectado originalmente com problemas de Lame Delegation
responde corretamente para a zona in-addr.arpa ou ip6.arpa antes da fase de desativação de servidores DNS, sairá da lista de monitoramento, correspondente a estas zonas.
6.3. Notificação aos Responsáveis
Em primeira instância se notificará o contato administrativo do bloco em questão, junto com o contato técnico se existir esta informação. As notificações serão quinzenais por um período de 60 dias. LACNIC reservará o direito de investigar outro tipo de contatos passados os primeiros 30 dias sem resposta dos contatos administrativos e/ou técnico.
6.4. Desativação de Servidores DNS
Uma vez passado o período de notificação definido, se procederá à eliminação destes servidores DNS dentro das zonas de LACNIC.
Somente nas zonas in-addr.arpa ou ip6.arpa nas que o servidor DNS apresentou problemas de Lame Delegation será dado baixa ao servidor. Se existir outro servidor DNS que de serviço a estas zonas, estes não serão afetados.
Um comentário será anexado ao registro do bloco na BD WHOIS especificando que o servidor DNS registrado para a resolução inversa das zonas in-addr.arpa ou ip6.arpa correspondente ao segmento foi desativado por problemas de Lame Delegation.
Somente segmentos delegados diretamente pelo LACNIC vão ser considerados nos processos de monitoramento e desativação de servidores DNS.
6.5. Ativação de novos servidores de DNS
A ativação de novos servidores DNS seguirá os procedimentos habituais atuais já inclusos na política de LACNIC. Somente o contacto administrativo ou técnico do bloco poderá insurgir novos servidores DNS através do sistema de registro de LACNIC. Todo novo servidor DNS que for registrado em LACNIC deverá responder autoritativamente ao bloco ao momento de sua ativação, do contrário, o servidor de registro será rejeitado.