Melhorias para Políticas

A seguir, publica-se uma "Lista de Melhorias" que buscam inspirar a criação de novas propostas de políticas.
É importante esclarecer que uma "melhoria" não é uma proposta de política, portanto não é necessário que seja redigida com a formalidade correspondente.

A ideia é gerar uma sinergia entre a comunidade para criar novas políticas, entre pessoas que publicam "melhorias" e outras que lendo estas "melhorias" encontram uma solução para apresentar como proposta de política.

TODOS podem contribuir com a lista mostrada abaixo, acrescentando melhorias que gostariam de incorporar.

  • Se você conhecer uma nova melhoria para incorporar à Lista de Melhorias, enviar parainfo-politicas@lacnic.net

  • Se você pensar em uma proposta de política para alguma destas melhorias, pode inseri-la em: politicas.lacnic.net

  • Se quiser entrar em contato com um "Guia de Políticas"* a fim de obter ajuda para apresentar sua proposta, envie um e-mail a: info-politicas@lacnic.net

    *Guias de Políticas: são pessoas voluntárias, envolvidas na comunidade e com experiência no PDP (Processo de Desenvolvimento de Políticas), que irão ajudá-lo na apresentação de sua proposta.

1. Definir percentagem de uso dos recursos fora da região do LACNIC

A seção 1.11 do manual de políticas menciona que a organização solicitante deve estar legalmente estabelecida na área de cobertura do LACNIC e usar os recursos maioritariamente dentro da região. A palavra "maioritariamente" gera confusão ao analisar uma situação de uso dos recursos fora da região, por isso é recomendável que a comunidade proponha uma mudança neste ponto e defina uma percentagem de uso dos recursos fora da região.

2. Política para definir o acesso ao RDAP

Hoje, a política de LACNIC apenas contempla o gerenciamento das informações para o Bulk Whois e como pode ser solicitado. Devido ao desenvolvimento e os avanços que vem realizando RDAP na região de LACNIC seria bom ter uma política que defina como solicitar acesso a essas informações.

3. Revisão editorial de todo o texto do Manual de Políticas de LACNIC.

O texto hoje disponível já sofreu dezenas de modificações devido à novas propostas aprovadas e incorporadas. E, infelizmente, estas mudanças tornaram o texto longo e com algumas inconsistências e repetições (há coisas que são repetidas na parte do IPv4 e IPv6). Além disso, há partes da política IPv4 que já não se aplicam hoje com a entrada das fases finais da política de esgotamento do IPv4.

4. Esclarecer o termo “traspasso”

Seção 2.3.3.1.1. Requisitos para um prefixo /24 a /22
“(…) Se espaço adicional foi justificado e a sua alocação for possível, o receptor poderá decidir se o traspasso* (…) 

A título de esclarecimento, o “traspasso” para fins operacionais do LACNIC equivale a uma simplificação do processo de transferências, no que o ponto 2.3.2.18.5 não é aplicado,  que de qualquer forma não poderia ser aplicado por não haver recursos disponíveis no LACNIC para os “não novos entrantes”.

Trocar o termo traspasso pelo que é indicado no *, de modo que faça parte do texto do manual.

5. Prorrogar o tempo necessário para apresentar uma proposta no FPP.

Atualmente é de uma semana, tempo que poderia não ser suficiente para discutir as propostas na agenda no caso que forem apresentadas várias no último momento.

6. Esclarecer conceitos de ISP e usuário final.

No manual aparecem os conceitos de ISP e usuário final: O que é um ISP hoje? Existem casos em que o usuário final subdesigna? 
Seria aconselhável revisar se esses conceitos ainda são aplicados no uso do manual. 
Referência: No RIPE é usado o conceito de LIR, (recebe endereços de um RIR e os aloca)  https://www.ripe.net/participate/policies/proposals/2018-01

7. Ampliar o prazo de uso de um bloco IPv4 após a designação por parte do LACNIC. 

A política atual estabelece que a organização receptora do espaço IPv4 deverá usar esse recurso dentro de um período não superior a 30 dias. Em algumas ocasiões, o solicitante informa que após os 30 dias o upstream provider não pôde aceitar seu anúncio, pelo que se
recomenda estender este prazo pelo prazo mais conveniente para a comunidade.
Referência, seção 2.3.2.10 do manual de políticas disponível em: https://www.lacnic.net/545/1/lacnic/

SYSTEM CERTIFICATION ISO 9001 LSQA

CHK_LACNIC