Melhorias para Políticas

A seguir, publica-se uma "lista de melhorias" que buscam inspirar a criação de novas propostas de políticas.

É importante esclarecer que uma "melhoria" não é uma proposta de política, portanto não é necessário redigi-la com tal.

A ideia é gerar uma sinergia entre a comunidade para a criação de novas políticas, entre pessoas que publicam "melhorias" e outras que lendo estas "melhorias" encontram uma solução para apresentar como proposta de política.

TODOS podem contribuir com a lista mostrada abaixo, acrescentando melhorias que gostariam de implementar.

  • Se você conhecer uma nova melhoria para adicionar à lista encaminhe-a via e-mail  para info-politicas@lacnic.net
  • Se souber de uma proposta de política para alguma destas melhorias, pode inseri-la em: politicas.lacnic.net
  • Se quiser entrar em contato com um "tutor de políticas"* a fim de obter ajuda para apresentar sua proposta, entre em contato via e-mail: info-politicas@lacnic.net

*tutor de políticas: são pessoas voluntárias, engajadas com a comunidade e que possuem experiência no PDP (Processo de Desenvolvimento de Políticas), e irão ajudá-lo na apresentação de sua proposta.

Atualmente, a política do LACNIC contempla somente o gerenciamento das informações para o Bulk Whois e como solicitá-lo. Devido ao desenvolvimento e aos avanços que vem realizando RDAP na região do LACNIC, seria bom contar com uma política que definisse como solicitar acesso a essas informações.

O texto disponível atualmente já sofreu dezenas de alterações devido à novas propostas aprovadas e incorporadas. Mas, infelizmente, estas alterações tornaram o texto longo e com algumas inconsistências e repetições (há coisas que são repetidas na parte do IPv4 e IPv6). Além disso, há partes da política IPv4 que atualmente já não são mais aplicadas, com a chegada das últimas fases da política de esgotamento do IPv4.

Seção 2.3.3.1.1. Requisitos para um prefixo /24 a /22

“(…) Se o espaço adicional foi justificado e a sua alocação for possível, o receptor poderá decidir se o traspasso* (…) 
*Como esclarecimento, o "traspasso" para fins operacionais do LACNIC equivale a uma simplificação do processo de transferências, no qual as seções  2.3.2.18.5 não são aplicadas, porém, de qualquer modo, não poderiam ser, uma vez que não há recursos disponíveis no LACNIC para os "não-novos-entrantes”.

Mudar o termo “traspasso” pelo indicado no *, para que forme parte do texto do manual.

No manual aparecem os conceitos de ISP e usuário final: O que é um ISP hoje? Existem casos em que o usuário final subdesigna? 

Seria aconselhável revisar se esses conceitos ainda são aplicados no uso do manual. 

Referência: No RIPE é usado o conceito de LIR, (recebe endereços de um RIR e os aloca)  https://www.ripe.net/participate/policies/proposals/2018-01